Pequenos detalhes são essenciais para garantir uma viagem de carro tranquila. Veja algumas dicas para tornar o seu passeio memorável! 

 

Por que fazer uma viagem de carro? 

Inegavelmente, a viagem de carro proporciona mais liberdade aos turistas. Afinal, não há preocupação em cumprir horários, como acontece em aeroportos. Ao seguir o próprio ritmo, é possível criar diferentes roteiros até a cidade escolhida para as férias.  

Além disso, muitas estradas brasileiras oferecem paisagens belíssimas, o que torna o percurso ainda mais incrível.  

Já no destino, os viajantes não precisam se preocupar com mobilidade. Isso facilita os passeios e as idas aos pontos turísticos, bem como propicia um roteiro mais completo. 

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a viagem de carro seja um sucesso. Confira algumas dicas a seguir! 

 

Faça a revisão do carro 

Sem dúvida, realizar um check-up no veículo a ser utilizado é uma obrigatoriedade. Qualquer problema não detectado com antecedência pode colocar a vida de todos a bordo em risco. 

São cuidados básicos: 

 

▪ A revisão do nível de óleo - leia o manual da montadora do veículo para entender o prazo de troca do fluido. A falta de manutenção desse item ou o uso de produtos de baixa qualidade é extremamente prejudicial ao motor; 

▪ A troca do filtro de óleo - tal cuidado é essencial para evitar que o novo óleo fique impuro; 

▪ A checagem da água ou do líquido de arrefecimento - aproveite também para identificar vazamentos; 

▪ Testar a condição do sistema de freios - não se esqueça do freio de mão; 

▪ O balanceamento e o alinhamento dos pneus e do estepe; 

▪ A revisão do sistema de direção - saiba que qualquer folga nas peças pode gerar acidentes; 

▪ O abastecimento em um posto de confiança. 

 

Ademais, é essencial conferir se o macaco mecânico, o triângulo e a chave de roda estão em boas condições.  

 

Redobre a atenção durante as ultrapassagens  

Ao pegar a estrada, realize ultrapassagens somente em locais permitidos. Ou seja, onde a sinalização no asfalto é do tipo tracejada. Além disso, jamais ultrapasse outros veículos em curvas. 

Por falar em sinalização, nas pistas de mão única é comum, entre os motoristas, alertar outros veículos que trafegam na direção contrária sobre perigos à frente. Portanto, ao fazer uma viagem de carro adote essa postura solidária. Basta piscar o farol alto duas vezes seguidas. 

 

Crie uma boa playlist  

Nada melhor do que músicas alegres para entrar no clima de férias, não é mesmo? Com certeza, elas marcam esses momentos, e sempre que você ouvir a trilha sonora escolhida novamente terá boas recordações da sua viagem. 

Nesse sentido, o ideal é que todo mundo contribua para a construção da playlist.  

 

Descanse 

Em viagens mais longas, prepare-se para fazer paradas com o intuito de descansar o corpo. Ainda que você queira chegar logo ao destino, não trapaceie o seu organismo tomando cafés e energéticos. Tal atitude pode elevar o estresse, bem como aumentar o número de paradas para ir ao banheiro. Ou seja, melhor descansar corretamente. 

Todavia, se houver mais motoristas disponíveis, alterne a direção com eles para que a viagem de carro possa render mais.  

 

Planeje as rotas 

Pesquise sobre todas as rotas possíveis para o seu destino. Veja o que as pessoas que já pegaram essas estradas têm a dizer. A partir disso, programe-se levando em consideração as paradas para abastecer e comer. 

Ademais, com o intuito de tornar a viagem de carro mais prazerosa, leve em consideração os caminhos com paisagens mais bonitas. 

 

Cuidado com os animais na pista 

Alguns trechos possuem uma movimentação maior de animais. Por isso, é importante ter atenção nesses locais. Ao se deparar com algum deles, não buzine ou pisque o farol. Reduza a velocidade sinalizando essa ação para os outros veículos. Jamais desvie inesperadamente, porque isso pode provocar acidentes graves. 

 

Ao seguir as dicas acima, a sua viagem de carro será mais segura. Se você já é cliente Lagoa Ecotowers, em breve poderá visitar Caldas Novas e vários outros destinos nacionais aproveitando as belezas naturais de nossas estradas, não é mesmo? 

 

Se você ainda não faz parte desse universo, clique aqui para conhecer as vantagens da propriedade compartilhada de férias.  

 

Visite nosso Instagram. 

 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp