Por mais que uma pessoa seja apaixonada por viagens, muitas vezes é um verdadeiro desafio conseguir sair da cidade de onde mora:  seja por falta de tempo, dinheiro ou qualquer outro empecilho que apareça. Então, aprender alguns truques sobre como organizar uma viagem, por etapas, com certeza fará com que você consiga ir para qualquer lugar no mundo, com muito mais ânimo, disposição e tranquilidade! Veja essas:


5 práticas que te farão viajar mais!

1. Atente-se às promoções de passagens
Fonte: iStock

Elas são as responsáveis por uma boa parcela de todo o orçamento da viagem. Se você estiver viajando em família, aí sim é um grande desafio encontrar preços que compensem todo o passeio. Por isso, a nossa primeira dica é justamente essa: fique de olho nas promoções! 

A antecipação é extremamente importante, pois quanto mais longe da data da viagem você comprar as passagens, maiores serão as chances de preços ótimos. Mas não é só isso, você também terá mais tempo para comparar os preços das passagens para datas diferentes e poderá organizar a viagem e a sua vida de acordo com as datas que forem melhores financeiramente para você.

Ficar sempre de olho nas promoções também poderá gerar surpresas altamente positivas: como descobrir uma promoção para um destino que você já queria conhecer mas ainda não tinha feito planos ou, até mesmo, encontrar algo interessante em outro lugar e perceber que é possível se adequar para essa viagem também. 

Instalar aplicativos no seu celular ou computador, como Skyscanner, Momondo entre outros vai te ajudar a estar sempre por dentro das novidades e promoções. É só instalar e colocar um alerta para receber os avisos!


2. Faça uma poupança exclusiva para viagens
Fonte: iStock

Por mais que as contas sejam altas, qualquer valor guardado será um grande benefício para quando você decidir viajar. Por isso, ser uma pessoa organizada e fazer um planejamento de viagem é tão importante. Dessa forma você saberá quanto de dinheiro precisará para realizar a viagem toda e, claro, quanto tempo precisará para juntar toda quantia necessária. 

Viajantes experientes aconselham: se viajar mais é uma das prioridades na sua vida, faça uma poupança exclusiva! Além disso, economizar em outras áreas da sua vida é importante. Organize-se, avalie o montante que você será capaz de guardar e que, com o passar do tempo, seja coerente com o seu planejamento de viagens

Ah, e seja uma pessoa comprometida com os seus objetivos! A sua poupança exclusiva para viagens é SÓ para as viagens.


3. Valorize as pequenas viagens
Fonte: iStock

Você é apaixonado por viagens, consegue guardar dinheiro e tem centenas de destinos traçados, mas te falta tempo?

Então aprenda a valorizar as pequenas viagens! Sejam elas de curta ou longa distância, o pequeno período é que será seu grande aliado. 

Isso porque, ao invés de fazer uma única viagem longa ao ano (se esforçando muito e, ainda, se sentindo culpado por tirar muitos dias de descanso de uma vez só - não que você não mereça, porque merece sim!), pode optar viagens de poucos dias, como o período de um feriado, para destinos mais próximos. 

E entenda destinos próximos, nacionais e internacionais! Isso porque você pode encarar tranquilamente uma viagem de três ou quatro dias para destinos como Buenos Aires, Montevidéu e Santiago - que são relativamente perto e com passagens geralmente convidativas. 

Outras opções são as cidades próximas à sua, como é o caso do Lagoa Eco Towers, que fica em Caldas Novas, pertinho de cidades como Goiânia e Brasília. 


4. Tente evitar as altas temporadas