O Sul do Brasil reserva lugares incríveis e um clima agradável para quem quer conhecer mais o país antes de desbravar os destinos internacionais. Confira! 

 

1 - Balneário Camboriú (SC) 

 

A segunda maior cidade de Santa Catarina possui praias paradisíacas, atividades junto à natureza, vida noturna agitada e culinária rica em frutos do mar. 

Quem gosta de praias movimentadas deve incluir no roteiro as seguintes opções: Praia do Estaleiro, Laranjeiras, Estaleirinho, Praia Brava e Taquaras. Já a Praia Central, apesar de não ser boa para tomar banho, atrai pessoas que curtem apreciar a paisagem e praticar esportes. Também possui excelentes bares e restaurantes. 

A cidade também conta com praias mais desertas que proporcionam descanso e belas fotografias: Praia do Buraco, Taquarinhas e Praia dos Amores. 

Balneário Camboriú oferece um contato íntimo com a natureza. Por isso, existem diversas trilhas ecológicas que aproximam os turistas da fauna e da flora. Dentro do Parque Rio Camboriú, por exemplo, estão as três trilhas mais populares do município (Graxaim, Caranguejo e Gamboa). Fora desse parque ainda há a trilha do Morro do Gavião, a do Morro do Careca e a do Morro da Aguada. 

Um passeio que não pode faltar no roteiro de quem escolhe esse destino no Sul do Brasil é o Parque Unipraias. É ali que estão os conhecidos bondinhos que garantem uma vista maravilhosa da cidade. 

Conheça também as atrações: 

 

✔ Parque Beto Carrero World (em Penha, a 30 minutos de Balneário Camboriú); 

✔ Passeio San Miguel 

✔ Passarela Estaiada da Barra 

✔ Deck do Pontal Norte 

✔ Cristo Luz 

✔ Zip Rider 

✔ Trenó de Montanha Youhooo 

 

2 - Bombinhas (SC) 

 

Também em Santa Catarina, Bombinhas é um destino do Sul do Brasil que garante diversidade de lazer. Para começar, vale a pena ir até o Mirante ECO 360 para visualizar as praias da cidade e tirar fotografias panorâmicas. 

Quem deseja reservar um dia inteiro da viagem para relaxar nas areias deve escolher a Praia Retiro dos Padres. Além de ser linda, possui boa infraestrutura e restaurantes muito bons com variedade de petiscos, pratos e cervejas geladas. 

Para otimizar o tempo, é interessante conhecer no mesmo dia a Praia do Ribeiro, a Praia da Lagoinha e a Prainha. 

Já o Morro do Macaco é a indicação ideal para quem quer se aventurar em trilhas. O percurso leva uma média de 40 minutos e proporciona uma excelente vista com um pôr do sol fantástico. 

Por falar em natureza, na Ilha do Arvoredo há atividades de mergulho com opções para profissionais e para amadores. Ao fazer o tour snorkeling, é possível nadar com peixes, moreias, lulas e garoupas. Bombinhas também abriga o Museu e Aquário Marinho (CEMAR - Centro de Estudos do Mar), uma oportunidade única para conhecer várias espécies do mar da região. 

A vida noturna é bastante animada durante o verão, principalmente nos bares e restaurantes localizados na avenida principal da cidade. 

 

3 - Gramado (RS)